PROJETO MAPAS FICA EM 1° LUGAR NO PRÊMIO BOAS PRÁTICAS URBANAS, DO CAU/MG

No dia 05 de dezembro, o arquiteto e urbanista Flávio Agostini, acompanhado das também arquitetas Luciana Bragança e Ana Isabel de Sá, receberam em nome do Projeto MAPAS – Mapeamento, Análise, Prognóstico e Ações Sustentáveis, o 1° lugar na segunda edição da Premiação de Boas Práticas Urbanas, iniciativa promovida pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU-MG).

“Recebi, em nome da equipe do projeto MAPAS, o certificado de 1° colocado no Prêmio Boas Práticas Urbanas, promovido pelo CAU-MG. Parabenizamos todos os parceiros do projeto – VLI, UFMG e IFMG – pelo reconhecimento do trabalho até aqui desenvolvido, e que venham novas conquistas!” – Flávio Agostini

A premiação tem por objetivo reconhecer, incentivar e divulgar as boas práticas, ações e projetos que contribuem para a harmonia ambiental, urbana e social para tornar as cidades mais sustentáveis. É com esse objetivo que o Projeto MAPAS busca, mais uma vez, divulgar e reconhecer suas iniciativas em prol de urbanidades resilientes e sustentáveis.

Com coordenação geral da Profª. Dra. Natacha Rena (UFMG), co-cordenação da Prof.ª Dra. Ana Isabel Sá (IFMG) e uma equipe acadêmica participante de quase 30 membros, incluindo professores e estudantes de doutorado, mestrado e graduação da Escola de Arquitetura, do Departamento de Ciências da Computação da UFMG e do curso de arquitetura do IFMG, o Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PPD&I), desde o primeiro semestre de 2022, desenvolve soluções inovadoras nas faixas de domínio ferroviária operadas pela concessionária de transportes de cargas VLI Logística.

Para isso, estão sendo elaboradas soluções de gestão e de ocupação territorial para a redução da insegurança operacional às pessoas, dos riscos aos ativos e às cargas, melhorando o uso das áreas residuais das faixas de domínio das linhas férreas e preservando os valores sociais, ambientais e econômicos compartilhados pelo território e seus atores. A metodologia desenvolvida pelo projeto advém da integração entre o mapeamento e o tratamento de dados territoriais, a análise e a produção de prognósticos, o desenvolvimento de propostas de intervenção e a elaboração de um catálogo de soluções territoriais generalizáveis, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Tudo isso integrado ao desenvolvimento de uma Plataforma online.

O Projeto MAPAS agradece o reconhecimento concedido pelo CAU-MG e compartilha sua colocação e gratificação com toda a comunidade!

Gestão Universidades

Natacha Rena (UFMG)

Ana Isabel de Sá  (IFMG)

Clodoveu Davis (Prof. UFMG) 

Flávio Agostini (M3 Arquitetura) 

Paula Guimarães (UFMG)

Danilo Caporalli Barbosa (UFMG)

Sarah Dapieve (UFMG)

Gestão VLi

Marcos Laranja (VLI)

Cristiano Prates (VLI)

Maria Clara Fernandes de Oliveira (VLI)

Danielle Silva (VLI)

Vinicio Rodrigues (VLI)

Daniel Castro (VLI)

Yuri Braga (VLI)

Vânia Cardoso (VLI)

Coordenadores de Eixos 

Gisela Barcellos (UFMG)

Juliana Torres de Miranda (UFMG)

Luciana Bragança (UFMG)

Marcelo Maia (UFMG)

Rejane Magiag (UFMG)

Pesquisadores e Técnicos 

André Tiné (UFMG)

Diego Henrique Marques Matos (UFMG)

Gabriela Bitencourt (UFMG)

Ingrid Lagares Santana (UFMG)

Marília Pimenta (UFMG)

Michele Brito Pinheiro (UFMG)

Sarah Dapieve (UFMG)

Sara Parreiras Fonseca (UFMG)

Talita Lessa (UFMG)

Bolsistas de Graduação

Augusto Teixeira Soares (UFMG)

Giovana Santana Costa (IFMG)

Livia Maria Silva (IFMG)

Marcela Varotto Marajó (UFMG)

Romana Gallete (UFMG)

Sara Bicalho de Souza (UFMG)

Tiago Almeida Nogueira (UFMG)

Vitória Mayume Murata (UFMG)

Wisla Maíra Neves Pinto (IFMG)


Publicado

em

por