Parceria entre IFMG, UFMG e iniciativa privada vai auxiliar comunidades às margens de ferrovias

(Via IFMG) Com o objetivo de diagnosticar e criar um método para aumentar a segurança nas faixas de domínio em ferrovias, foi assinada em maio uma parceria entre IFMG, UFMG e a VLI (companhia de soluções logísticas que opera portos, terminais e ferrovias). Chamado de projeto Mapas (Mapeamento, Análise, Prognóstico e Ações Sustentáveis para as faixas de domínio da VLI), a iniciativa visa garantir mais segurança para as áreas das faixas de domínio das ferrovias e suas populações vizinhas.

Ana Isabel de Sá, professora do curso de Arquitetura e Urbanismo no Campus Santa Luzia, é uma das coordenadoras do projeto, que visa desenvolver método transdisciplinar para a abordagem das áreas nas faixas de domínio com ocupações de risco e compreender as variáveis que contribuem para a ocupação dessas faixas, possibilitando ações de prevenção. “Propõe-se que os indicadores produzidos deem suporte à elaboração de projetos para o tratamento das faixas de domínio com usos compatíveis com as demandas de segurança operacional da ferrovia, mas que contribuam para o ambiente urbano e para as comunidades do entorno”, explica. Além da docente, outros dois bolsistas do Campus serão selecionados para atuar no projeto.

Ana também espera que o Mapas contribua para a abordagem de áreas com presença de infraestruturas de transporte e logística. “Sob o ponto de vista do Campus Santa Luzia, que tem todos os cursos ligados à produção do espaço, construção civil e meio ambiente, os benefícios se estendem para muito além dos professores e alunos diretamente envolvidos. O conhecimento a ser produzido se relaciona com todos os cursos da unidade e pode se desdobrar em diferentes atividades, projetos e eventos”, completa

Um projeto-piloto será desenvolvido e colocado em prática na região Oeste de Belo Horizonte e Contagem. Em um momento posterior, ele será expandido para outras regiões onde a companhia atua.


Publicado

em

por